Todos os dispositivos finais e os dispositivos de rede conectados à Internet exigem um sistema operacional (SO) para ajudá-los a executar sua função.

Quando um computador é ligado, ele carrega o sistema operacional, normalmente de uma unidade de disco, na RAM. A parte do código do sistema operacional que interage diretamente com o hardware é conhecida como kernel. A parte que faz a interface com os aplicativos e o usuário é conhecida como shell. O usuário pode interagir com o uso do shell na interface de linha de comando (CLI) ou na interface gráfica de usuário (GUI).

Ao usar a CLI, o usuário interage diretamente com o sistema em um ambiente baseado em texto ao inserir comandos no teclado em um prompt de comando. O sistema executa o comando, geralmente fornecendo saída textual. A interface GUI permite que o usuário interaja com o sistema em um ambiente que utiliza imagens gráficas, multimídia e texto. As ações são realizadas pela interação com as imagens na tela. A GUI é mais fácil de usar e requer menos conhecimento da estrutura do comando para utilizar o sistema. Por esse motivo, muitas pessoas confiam em ambientes de GUI. Muitos sistemas operacionais oferecem GUI e CLI.

Clique em hardware, kernel ou em partes do shell da figura para obter mais informações.

A maioria dos sistemas operacionais do dispositivo final é acessada usando a GUI, incluindo o MS Windows, MAC OS X, Linux, Apple iOS, Android e muito mais.

O sistema operacional em roteadores residenciais é geralmente chamado de firmware. O método mais comum para configurar um roteador residencial é usar um navegador Web para acessar uma GUI fácil de usar. A maioria dos roteadores residenciais permite a atualização do firmware, caso novos recursos ou vulnerabilidades de segurança sejam descobertos.

Os dispositivos de rede de infraestrutura usam um sistema operacional de rede. O sistema operacional de rede usado em dispositivos Cisco é chamado de Cisco Internetwork Operating System (IOS). O Cisco IOS é um termo genérico para a coleta de sistemas operacionais de rede usados em dispositivos de rede da Cisco. O Cisco IOS é usado pela maioria dos dispositivos da Cisco, independentemente do tamanho ou do tipo do dispositivo. O método mais comum de acessar esses dispositivos é usando uma CLI.

Este capítulo se concentra em uma topologia de switch da rede para pequenas empresas. A topologia consiste em dois switches e em dois PCs e será usada para demonstrar o uso do CISCO IOS usando a CLI.