O gateway padrão é o dispositivo que roteia o tráfego da rede local para dispositivos em redes remotas. Em um ambiente domiciliar ou de uma pequena empresa, o gateway padrão é frequentemente usado para conectar a rede local à Internet.

Se o host estiver enviando um pacote a um dispositivo em uma rede IP diferente, o host deve enviar o pacote pelo dispositivo intermediário para o gateway padrão. Isso é porque um dispositivo de host não mantêm informações de roteamento, além da rede local, para acessar destinos remotos. O gateway padrão faz. O gateway padrão, que é geralmente um roteador, mantém uma tabela de roteamento. Uma tabela de roteamento é um arquivo de dados na RAM é usada para armazenar informações da rota pela rede diretamente conectada, bem como entradas de redes remotas sobre as quais dispositivo aprendeu. Um roteador usa as informações da tabela de roteamento para determinar o melhor caminho para acessar esses destinos.

Como um host rastreia se encaminha ou não pacotes ao gateway padrão? Os hosts devem manter sua própria tabela de roteamento local para assegurar que os pacotes da camada de rede sejam direcionados para a rede de destino correta. A tabela local de host normalmente contém:

É importante observar que a rota padrão e, portanto, o gateway padrão, são usados apenas quando um host precisa enviar pacotes a uma rede remota. Ele não é necessário, nem mesmo precisa ser configurado, se for apenas enviar pacotes aos dispositivos na rede local.

Por exemplo, considere uma impressora de rede/scanner. Se a impressora de rede tiver um endereço IP e máscara de sub-rede configurada, os hosts locais poderão enviar documentos para a impressora para serem impressos. Além de isso, a impressora pode enviar os documentos que foram verificados para todos os hosts locais. Como a impressora é usada apenas localmente, um endereço de gateway padrão não é necessário. Na verdade, se não configurar um endereço de gateway padrão na impressora, você está recusando de fato o acesso à Internet, que pode ser uma escolha sábia de segurança. Nenhum acesso à Internet significa nenhum risco à segurança. Quando os dispositivos, como impressoras, podem oferecer a capacidade de executar atualizações automáticas pela Internet, é normalmente mais fácil e mais seguro alcançar essas mesmas atualizações através de um carregamento local de um host local seguro, como um computador.