Há alguns endereços que não podem ser atribuídos a hosts. Há também endereços especiais que podem ser atribuídos a hosts, mas com restrições sobre como esses hosts podem interagir com a rede.

Endereços de rede e de broadcast

Como explicado antes, dentro de cada rede o primeiro e o último endereços não podem ser designados a hosts. Esses são o endereço de rede e o endereço de broadcast, respectivamente.

Loopback

Um desses endereços reservados é o endereço de loopback IPv4 127.0.0.1. O loopback é um endereço especial que os hosts usam para direcionar o tráfego para si mesmos. O endereço de loopback cria um método de atalho para aplicações e serviços TCP/IP que rodam no mesmo dispositivo para se comunicarem com outros. Usando um endereço de loopback em vez dos endereços de host designados IPv4, dois serviços no mesmo host podem se desviar das camadas inferiores da pilha TCP/IP. Também é possível fazer um ping do endereço de loopback para testar a configuração do TCP/IP no host local.

Embora apenas um único endereço 127.0.0.1 seja usado, os endereços 127.0.0.0 a 127.255.255.255 são reservados. Qualquer endereço dentro desse bloco executará o loop dentro do host local. Nenhum endereço dentro desse bloco deve aparecer em qualquer rede.

Endereços link local

Os endereços IPv4 no bloco de endereços de 169.254.0.0 a 169.254.255.255 (169.254.0.0/16) são atribuídos como endereços link local. Esses endereços podem ser automaticamente designados ao host local pelo sistema operacional nos ambientes em que não houver configuração IP disponível. Isso pode ser usado como uma pequena rede ponto-a-ponto ou por um host que não conseguiu obter automaticamente um endereço do servidor de protocolo DHCP.

A comunicação usando os endereços link local IPv4 só é adequada para comunicação com outros dispositivos conectados à mesma rede, como mostrado na figura. Um host não deve enviar um pacote com um endereço destino local de conexão IPv4 para nenhum roteador para envio e deve configurar o IPv4 TTL desses pacotes para 1.

Os endereços link local não fornecem serviços fora da rede local. Contudo, muitas aplicações cliente/servidor e ponto-a-ponto operam adequadamente com endereços link local IPv4.

Endereços TEST-NET

O bloco de endereços 192.0.2.0 a 192.0.2.255 (192.0.2.0/24) é separado para fins de ensino e aprendizado. Esses endereços podem ser usados em documentação e exemplos de rede. Diferentemente dos endereços experimentais, os dispositivos de rede aceitará aceitar esses endereços nas suas configurações. Você pode encontrar com frequência esses endereços usados em nomes de domínio exemplo.com ou exemplo.net em RFCs ou documentação dos distribuidores ou de protocolo. Endereços dentro desse bloco não devem aparecer na Internet.

Endereços Experimentais

Os endereços no bloco 240.0.0.0 a 255.255.255.254 são listados como reservados para uso futuro (RFC 3330). Atualmente, esses endereços podem ser usados apenas para fins de pesquisa ou de experimentação, mas não podem ser usados em uma rede IPv4. Embora, de acordo com o RFC 3330, eles possam, tecnicamente, ser convertidos para endereços utilizáveis no futuro.