Configuração automática do endereço de vida curta (SLAAC)

Configuração automática do endereço de vida curta (SLAAC) é um método que permite que um dispositivo obtenha o prefixo, tamanho do prefixo, e informações do endereço do gateway padrão de um roteador IPv6 sem o uso de um servidores DHCPv6. Usando a SLAAC, os dispositivos dependem do Anúncio do roteador (RA) ICMPv6 do roteador local para obter as informações necessárias.

Os roteadores IPv6 enviam periodicamente mensagens do Anúncio de roteador (RA) ICMPv6 a todos os dispositivos de habilitados com IPv6 na rede. Por padrão, os roteadores Cisco têm mensagens de RA enviadas a cada 200 segundos para o endereço do grupo de multicast de todos os nós IPv6. Um dispositivo IPv6 na rede não tem de esperar por essas mensagens periódicas do RA. Um dispositivo pode enviar uma mensagem de Solicitação de roteador (RS) para o roteador, usando o endereço de grupo de multicast de todos os roteadores IPv6. Quando um roteador IPv6 receber uma mensagem de RS, ele imediatamente responderá com um anúncio de roteador.

Mesmo que uma interface em um roteador Cisco possa ser configurada com um endereço IPv6, isso não os torna “roteador IPv6”. Um roteador IPv6 é um roteador que:

O roteamento IPv6 não é ativado por padrão. Para permitir que um roteador como o roteador IPv6, o comando da configuração global ipv6 unicast-routing deve ser usado.

Observação: os roteadores Cisco são permitidos como os roteadores IPv4 por padrão.

A mensagem do RA ICMPv6 contém o prefixo, o tamanho do prefixo e outras informações para o dispositivo IPv6. A mensagem do RA também informa o dispositivo IPv6 como obter as informações de endereçamento. A mensagem do RA pode conter uma das três opções, como mostrado na figura:

Roteadores enviam mensagens de RA de ICMPv6 usando o endereço local de conexão como o endereço IPv6 origem. Os dispositivos que usam SLAAC usam o endereço local de conexão do roteador como o endereço de gateway padrão.